SOBRE

Olá,

Sou Maykon Mendes, Discente de Química Industrial pela UEPB - Universidade Estadual da Paraíba, Idealizador e Fundador do Projeto FUNDAÇÃO COFPISNE - COMITÊ DE FOMENTO DOS PARQUES INDUSTRIAIS DO SEMIÁRIDO DO NORDESTE, Autor  do Portal Química em Foco (site veiculador das informações SGI's - Sistemas de Gestão Integrada do COFPISNE). 


O COFPINSNE é um Modelo de "Macro-gestão" criado para subordinar seus SGI's - SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA, implantados em cinco Estados do Nordeste, nos quais cada um tem um "Modelo Empírico de Gestão", onde os mesmo sãos simplesmente Parques Industriais do Semiárido, Integrando Comunidades, Entidades e Instituições, Empresários e Autônomos, Profissionais e Estudantes Pesquisadores, Políticos e Parceiros, com perfil administrativo Público-Privado (Misto). Todos eles são subordinados ao COFPINSNE, nos quais tem as seguintes siglas: SINPISBA, SINPISPE, SINPISCE, SINPISPB, SINPISRN. (Cada um representa um Parque Industrial do Semiárido de cada Estado envolvido).



Ou seja: 

COFPISNE - COMITÊ DE FORMENTO DOS PARQUES INSUTRIAIS DO SEMIÁRIDO DO NORDESTE.

  • SINPISBA - Sociedade Integrada do Parque Industrial do Semiárido Baiano
  • SINPISPE - Sociedade Integrada do Parque Industrial do Semiárido Pernambucano
  • SINPISCE - Sociedade Integrada do Parque Industrial do Semiárido Cearense
  • SINPISPB - Sociedade Integrada do Parque Industrial do Semiárido Paraibano
  • SINPISRN - Sociedade Integrada do Parque Industrial do Semiárido do Rio Grande do Norte.
Autarquia Federal



Coordenação de cinco Autarquias Estaduais
SINPISBA, SINPISPE, SINPISCE, SINPISPB e SINPISRN

            UMA DAS SGI's DO COFPISNE

Confira o Resumo do Projeto Fundação: SINPISBA na Carta de Requerimento abaixo!
Download aqui!

Busco aprofundar o nosso conhecimento sobre a área de exatas com demais cursos fornecidos pelos CCT's - Centro de Ciências e Tecnologias das Instituições em geral, e tento prover à comunidade de uma fonte de informação confiável e atualizada.

A ideia é disseminar o conhecimento de inovação tecnológica voltado exclusivamente para as áreas do Sertão Nordestino (semiárido, sertão, carirí, etc) afim de aplicar ações que alcance o Desenvolvimento Socioeconômico, Tecnológico e Sustentável de Todo Semiárido do Nordeste. Esta Tese é mais um modelo de Desenvolvimento Sustentável para o Brasil com o objetivo de:


_Geração de Emprego e Renda à todos os Sertanejos do Nordeste,
_Eliminação de migrações das pequenas Cidades à grandes Centros Urbanos,
_Novas alternativas de energia mais Limpa, garantindo um futuro melhor,
_Novos Avanços tecnológicos com núcleos de pesquisa avançado,
_Homogeneização dos aspectos socioeconômicos em todo o País,
_Aumento significativo do IDH de cada Município do Semiárido Nordestino,
_Aumento do número de pessoas cursando o Nível Superior no Nordeste,
_Expansão e Diversificação Industrial no País com pontos Estratégicos para homogenização do padrão social brasileiro,
_Melhoria na Dinâmica Econômica de cada Estado envolvido.
Para isso, levam-se em consideração as seguintes vertentes:
1-      Investimentos na Investigação Científica,
2-      Novos Inventos e Aperfeiçoamentos Técnicos,
3-      Desenvolvimento de Novas Tecnologias,
4-      Aumento e Melhoria da Produção Industrial do Nordeste e diminuição dos custos com aumento dos lucros tanto para os empresários quanto para o Estado,
5-      Modernização industrial = expansão e evolução da Tecnologia Industrial (Modernização).
Estimativa para o ano de 2020:

1. Aliança entre a ciência e a técnica
2. Utilização de novas fontes de energia
3. Desenvolvimento de novos sectores de produção
4. Desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação
5. Racionalização do trabalho
6. Concentração industrial e bancária
7. Formação de um mercado à escala mundial.

No site, tento apresentar os conceitos do nosso objeto de estudo, temas relacionados, assuntos atuais tratados mundialmente, e tento aprofundar em alguns tópicos mais procurados por interessados na carreira.

Além disso, também atualizo o leitor com pesquisas recentes acerca das relações dos temas abordados com o seu grau de interesse.


Mas o principal objetivo do site é divulgar trabalhos acadêmicos e pesquisas científicas desenvolvidas por nós, estudantes das áreas de Ciências e Tecnologias e demais áreas do conhecimento, a fim de auxiliar o estudante pesquisador e demais interessados, como mais uma das ferramentas importantes, e uma fonte de informação confiável para ele se basear nas pesquisas já existentes. 

Temos a meta de futuramente tornar o Portal Química em Foco em um Grande Banco de Dados de Pesquisas Científicas desenvolvidas pelo próprio grupo de pesquisa do Projeto que é o INPS - INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISA DO SEMIÁRIDO, e assim tornar o Portal aliado ao Governo Federal com domínio .gov em seu próprio endereço eletrônico.





O principal motivo da criação desse site foi devido a uma pesquisa de viabilidade técnica e econômica que realizei para a implantação do Projeto "FUNDAÇÃO COFPISNE", com o objetivo de administrar as águas da Transposição do Rio São Francisco, a fim de beneficiar os mais necessitados que são os Produtores de Agricultura Familiar geolocalizados nos Perímetros do Projeto de Transposição e também beneficiar toda sua Produção Agrícola ou Agroindustrial Primária, por meio da implantação de SGI's em cada Estado contemplado: Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, e integrar a Bahia no Projeto com construção de um canal de irrigação de 160 km de extensão na área 1 do estado (Platô de Irecê). Além de Gerenciar as águas O Projeto Implantará as seguintes SGI's: SINPISBA, SINPISPE, SINPISPB, SINPISCE, SINPISRN. 

A ideia surgiu durante o início do meu curso de Licenciatura em Química a três anos atrás. Daí, senti a necessidade de criar um banco de dados para armazenamento dos dados coletados na Região e dados comparativos com a minha Pesquisa, e também cadastramento de pessoas que apoiam o Projeto e se disponibilizam para o Trabalho Voluntário Inicialmente (Futuros Grandes Empreendedores dos SGI's). Mas, após o desenvolvimento da Pesquisa, sentir-me incapaz de desenvolver tudo sozinho devido a extensão do projeto. Então parti para a criação de um Grupo de Estudantes Pesquisadores com a fundação do "INPS" - INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISA DO SEMIÁRIDO, e após isso, dei início a FUNDAÇÃO SINPISBA - SOCIEDADE INTEGRADA DO PARQUE INDUSTRIAL DO SEMIÁRIDO BAIANO, primeira SGI organizada e fundada. Consequentemente, tive que criar o site para atrair mais pessoas interessadas na implantação desse Projeto que em breve estará disponível em nosso Portal e também servir de base de dados do trabalho em andamento e divulgação do mesmo.

Hoje, o nosso site ainda tem uma estrutura simples de um blog, mas é o ponto de partida e a chave que abrirá as portas para uma possível realização do nosso Projeto. Pois é ele que armazena dados coletados em últimos instantes de forma online para serem visualizados por demais Sócios no Grupo, tem a função de divulgar nossa metodologia de trabalho, nosso objetivo, que no momento, está restrita ao público. Tem a função de receber pessoas com perfil adequado, e é claro, já é mais uma plataforma de pesquisas desenvolvidas das demais áreas para os interessados.

Espero que o site tenha sido uma fonte de conhecimento bastante clara e interativa!!

Navegue à vontade pelos arquivos e cadastre-se gratuitamente para fazer parte do nosso Projeto de forma voluntária inicialmente, é claro!!!


At.

Maykon Mendes.
Idealizador e Fundador do INPS, COFPISNE, SINPISBA, SINPISPE, SINPISPB, SINPISCE E SINPISRN.






CCT/UEPB - Laboratório de Química Analítica
Curso de Química Industrial - Maykon Mendes




DEIXE SEU COMENTÁRIO

Postagens mais acessadas

Entidades e Instituições Parceiras

Entidades e Instituições Parceiras