quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Pré-sal: ANP e Petrobras entregam avaliação sobre barris

Os resultados obtidos foram entregues aos Ministérios da Casa Civil, da Fazenda e de Minas e Energia

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Petrobras entregaram hoje (19) as primeiras avaliações para definir o valor e a quantidade de barris de petróleo que serão repassados à estatal por meio do processo de cessão onerosa. Os resultados foram entregues aos Ministérios da Casa Civil, da Fazenda e de Minas e Energia.
Em nota emitida há pouco, os três ministérios afirmam que o governo pediu informações adicionais para a Petrobras e à ANP. De acordo com o comunicado, a União aguardará a conclusão dos laudos de certificação para definir os parâmetros da operação, mas o texto não menciona prazos.
A cessão onerosa é parte fundamental do processo de capitalização da Petrobras. Esse processo permitirá à estatal captar recursos para explorar o petróleo na camada pré-sal.
No fim do ano passado, a ANP contratou a Petrobras para fazer as perfurações que permitirão a coleta de informações sobre os reservatórios do pré-sal. A partir daí, a agência e a estatal definem as áreas a serem repassadas por meio da cessão onerosa.
Com base no volume que será cedido pela União à Petrobras, que pode chegar a 5 bilhões de barris de petróleo, uma empresa especializada e independente definirá o valor para essas reservas. Somente então será definido o valor que a estatal captará na bolsa de valores por meio de uma oferta privada de ações.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Postagens mais acessadas

Entidades e Instituições Parceiras

Entidades e Instituições Parceiras