quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Curso de Química Industrial na UEPB - Universidade Estadual da Paraíba

O Químico Industrial utiliza a química no desenvolvimento e planejamento da produção industrial de novos processos e produtos, como fertilizantes, combustíveis, tintas, plásticos e materiais. Atua na análise instrumental e no controle de qualidade de componentes, no aproveitamento e no tratamento físico-químico de efluentes e resíduos industriais, através do conhecimento de propriedades e estruturas químicas dos materiais.


Por: Maicon Mendes
Área: Exatas  



Turma de Química Industrial 2013.1 / UEPB/Matutino. 


APRESENTAÇÃO

Turma de Química Industrial 2012.2 / UEPB/Noturno.
     O Químico Industrial é o profissional que tem a responsabilidade técnica pelos produtos gerados, tais como: corantes ou plásticos, adesivos ou vernizes, entre uma infinidade de outros. É ele quem faz a análise química e físico–química envolvidas na manipulação de matérias–primas e produtos da indústria química, garantindo as especificações de mercado e atendendo às exigências dos órgãos de controle sanitário e ambiental. O Químico Industrial formula produtos e supervisiona unidades industriais de fabricação de produtos químicos, petroquímicos, plásticos, alimentos, etc. Pode atuar também em laboratórios de indústrias de transformação e na área comercial de produtos químicos e derivados.
     O profissional também estuda os processos químicos industriais e sua evolução ao longo do tempo. O químico industrial desenvolve produtos e novas tecnologias, buscando aperfeiçoar produtos e novas fórmulas, além de verificar a viabilidade econômica e técnica dos processos de produção e coordena a manutenção e instalação de equipamentos. O químico industrial serve a humanidade através de pesquisa, do desenvolvimento de novos processos e produtos e da instalação de plantas industriais para a fabricação de produtos químicos de utilidade para as pessoas. Aplica o conhecimento científico adquirido na melhora da qualidade de vida da humanidade.
     No Brasil, a química industrial passou a expandir-se após a Revolução Industrial. Com issso o Brasil passou a explorar grandes investimentos na área da química.


INFORMAÇÕES GERAIS

      Os alunos formados poderão requerer registro no CFQ e CRQ's – Conselho Regional de Química, recebendo as atribuições relativas ao curso. Estágio optativo.


OBJETIVOS DO CURSO

1 Objetivo Geral

Formar profissionais capazes de efetuar estudos, investigações, experiências e análises relacionadas com a composição, as propriedades e as possíveis transformações das substâncias, a partir de uma visão ampla dos problemas sociais e ambientais.

2 Objetivos Específicos
O curso pretende formar o Químico Industrial, de forma que ele possa:
Reconhecer a Química como uma construção humana e compreender os aspectos históricos de sua produção e suas relações com os contextos culturais, socioeconômicos, políticos e ambientais.

Discentes: Maykon Mendes, Aline Regina e Daniele Gomes
Utilizar os conceitos químicos para a solução de problemas de controle de operações ou processos químicos no âmbito de atividades de indústria, vendas, marketing, segurança, administração pública e outras nas quais o conhecimento da Química seja relevante.

Ter habilidades que o capacitem para atuar como pesquisador no ensino de Química.

Saber conduzir análises químicas e ter conhecimento dos métodos clássicos e instrumentais, bem como conhecer os princípios básicos de funcionamento dos equipamentos utilizados e as potencialidades e limitações das diferentes técnicas de análise.

PERFIL DO PROFISSIONAL

Possuir domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos, com condições de atuar nos campos de atividades socioeconômicas que envolvam as transformações da matéria.


Direcionar as transformações da matéria, observadas nas indústrias e laboratórios, para controlar os produtos obtidos nos processos industriais.

Saber interpretar criticamente as etapas, efeitos e resultados, aplicando abordagens criativas à solução dos problemas e desenvolvendo novas aplicações e tecnologias.

Ter capacidade para assumir responsabilidades técnicas, prestar assistência, assessoria, consultoria, realizar vistoria, laudos e atestados no âmbito da Química e da tecnologia química.

Possuir condições de exercer plenamente a sua cidadania e, enquanto profissional, respeitar o direito à vida e ao bem-estar dos cidadãos que, direta ou indiretamente, possam vir a ser atingidos pelos resultados de suas atividades.



COMPETÊNCIAS, ATITUDES E HABILIDADES

Para o bom exercício de suas atribuições profissionais - seja na pesquisa, na aplicação de processos e na solução de problemas na área de Química, condições que poderão ser exercidas na indústria, no comércio, nos institutos de pesquisa e no ensino superior - é imprescindível que o Bacharel em Química manifeste ou reflita na sua prática como profissional e cidadão as seguintes habilidades pessoais e profissionais básicas, tendo como referência as DCN (Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Química) aprovadas em 06/11/2001:
Discentes: Maykon Mendes e Aline Regina

Dominar as técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos necessárias para garantir a qualidade dos serviços prestados e para desenvolver e aplicar novas tecnologias, de modo a ajustar-se à dinâmica do mercado de trabalho.

Possuir habilidade suficiente em Matemática e modelos probabilísticos teóricos para compreender conceitos de Química e de Física, contribuindo para interpretar as diferentes formas de representação como tabelas, gráficos, símbolos e expressões.

Possuir capacidade crítica para analisar os processos éticos na pesquisa e no trabalho de rotina, reconhecendo os limites éticos envolvidos na pesquisa e na aplicação do conhecimento científico e tecnológico.

Saber trabalhar em equipe e ter uma boa compreensão das diversas etapas que compõem um processo industrial ou uma pesquisa, sendo capaz de planejar, coordenar, executar ou avaliar atividades relacionadas à Química ou a áreas correlatas.

Ter curiosidade intelectual e interesse pela investigação científica e tecnológica, de forma a utilizar o conhecimento científico e socialmente acumulado, na produção de novos conhecimentos respeitando o direito à vida e ao bem-estar dos cidadãos.

Conhecer as propriedades físicas e químicas principais dos elementos e compostos químicos que possibilitem entender e prever o seu comportamento físico-químico e aspectos de reatividade, mecanismos e estabilidade.

Saber comunicar corretamente os projetos e resultados de pesquisa na linguagem científica, oral e escritos (periódicos, relatórios, pareceres, “posters”) em idioma pátrio e estrangeiro (especialmente inglês e/ou espanhol).


Saber investigar os processos naturais e tecnológicos, controlando variáveis, identificando irregularidades, interpretando e propondo soluções.

Saber elaborar projetos de pesquisa e de desenvolvimento de métodos, produtos e aplicações em sua área de atuação.

Possuir conhecimento dos procedimentos e normas de segurança no trabalho, inclusive para expedir laudos de segurança em laboratórios, indústrias químicas e biotecnológicas.

Saber atuar em laboratório químico, sendo capaz de selecionar, comprar e manusear equipamentos e reagentes.

Saber realizar avaliação crítica da aplicação do conhecimento em Química, tendo em vista o diagnóstico e o equacionamento de questões sociais e ambientais.

Saber realizar o controle de operações ou processos químicos no âmbito de atividades de indústria, vendas, “marketing”, segurança, administração pública e outras nas quais o conhecimento da Química seja relevante.

Ter capacidade de determinar e difundir e/ou utilizar o conhecimento relevante para a comunidade.
Ser capaz de atender às exigências do mundo do trabalho, com visão ética e humanística, tendo capacidade de vislumbrar possibilidades de ampliação do mesmo, visando atender às necessidades atuais.

Durante a sua vida profissional, deverá ser despertado um senso crítico que possibilite a prática das seguintes atitudes:


  • Compromisso com a ética profissional.
  • Responsabilidade social e ambiental.
  • Espírito empreendedor.
  • Engajamento em processo contínuo de educação profissional. 


Discentes: Aline Regina e Daniele Gomes
FOTOS DA TURMA:


Turma de Química Industrial na UEPB / Disciplina Metodologia Científica
Prof. Me. Eugênio Pereira


Turma de Química Industrial na UEPB / Disciplina Metodologia Científica
Prof. Me. Eugênio Pereira


Turma de Química Industrial 2013.1 Matutino UEPB




DEIXE SEU COMENTÁRIO

Postagens mais acessadas

Entidades e Instituições Parceiras

Entidades e Instituições Parceiras