Inscrições: No Site do ENECT
Breve Histórico
A
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) atua como instituição formadora de
recursos humanos há 40 anos, promovendo atividades de ensino, pesquisa e
extensão através dos seus campi nas cidades de Campina Grande, Guarabira, Lagoa
Seca, Catolé do Rocha, Monteiro, João Pessoa, Araruna e Patos. Atualmente
possui um corpo discente superior a 18.000 estudantes em seus Cursos de
Graduação, pós-graduação lato-sensu e de pós-graduação stricto-sensu.Desta vez, o evento terá como tema Ciência, tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável, e tem como objetivo criar intercambio entre profissionais acadêmicos das mais diversas áreas relacionadas com a temática do evento.
Na IV versão, em outubro de 2006, desta vez como a 1ª Jornada Regional e com a criação dos novos cursos do CCT, Engenharia Sanitária e Ambiental e Licenciatura em Computação, havendo maior interação entre pesquisadores e participantes inscritos, bem como, ampliação das empresas parceiras no evento. No ano de 2008, realizamos o V Encontro Regional de Educação em Ciências e Tecnologia do CCT/UEPB, em novembro, uma vez que se fazia necessário ampliar o número de pesquisadores, instituições e inscritos de outros estados da região nordeste do Brasil. No ano de 2010, foi realizado o VI Encontro Regional de Educação, Ciência e Tecnologia do CCT/UEPB, em dezembro, na perspectiva da Educação Científica e com vistas à formação de profissionais com competência suficiente para assumir a empregabilidade e o exercício da cidadania.
Neste ano estaremos realizando a VII edição do evento com o tema: Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Sustentável contando com participação de pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação das diversas áreas envolvidas no encontro.
O evento
será realizado 12 a 14 de novembro de 2012 na Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB) Campina Grande – PB. O programa, voltado para o tema Exploração e
Produção de Petróleo e Gás, constará de palestras e mini-cursos com convidados
de renome nacional e internacional e ainda com a apresentação de trabalhos
técnico-científicos na forma oral e poster, com intuito de proporcionar uma
visão do estado da arte dos principais tópicos que serão abordados, ou seja,
esta será uma grande oportunidade de atualização rápida e concentrada,
indispensável para os estudantes e profissionais da área.A Universidade Estadual da Paraíba - UEPB sentindo-se corresponsável diretamente dentro desta problemática vem tomando iniciativas concretas, através do Centro de Ciências e Tecnologia - CCT, no sentido de participar de todas as demandas que visem melhoria da qualidade do ensino e a efetiva democratização do acesso ao conhecimento nessas áreas, na região nordeste. É inegável o compromisso dos departamentos de Computação, Engenharia Sanitária e Ambiental, Estatística, Física, Matemática, Química do CCT com a formação dos futuros profissionais, com a integração da instituição com a sociedade, com os meios de produção e consumo. Em agosto/2007 o CCT – UEPB realizou o I Encontro de Agroecologia – CCT- UEPB abordando o tema: Alternativas para o Desenvolvimento da Agroecologia e Sustentabilidade Ambiental no Estado da Paraíba. Em novembro/ 2008 realizamos o V Encontro Regional de Educação em Ciências e Tecnologia do CCT/UEPB abordando o tema: "Ciência, Consciência e Atitude para Preservação do Planeta".
O Estado da Paraíba aspira inovações, principalmente a cidade de Campina Grande, com eventos que possam demonstrar a importância da Universidade Estadual da Paraíba no campo da ciência e tecnologia. É inegável a necessidade que temos para divulgar o trabalho realizado pelo Centro de Ciências e Tecnologia desta Instituição, bem como a necessidade de estabelecer e manter o intercâmbio com outras Instituições de ensino da região, com empresas, com pesquisadores e profissionais inseridos no mercado e, assim, trazer bons frutos nos campos pedagógico, científico e tecnológico.
Portanto, neste momento, a comunidade do CCT da UEPB enfrenta mais um desafio quando assume a responsabilidade de realizar um evento que envolve a divulgação de ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento sustentável.
Estimular a produção acadêmico-científica das áreas de Computação, Engenharia Sanitária e Ambiental, Estatística, Física, Matemática, Química e áreas afins com abordagem na trajetória da ciência e a recepção de pesquisadores na construção de uma sociedade sustentável.
Promover troca de experiências entre acadêmicos, profissionais e pesquisadores na temática em questão, provocando discussões em torno das questões sustentabilidade.










